Pauta de reivindicações conquistadas pelos estudantes!

No dia 06 de setembro no prédio de odontologia, campus do Valonguinho da UFF, a comissão de negociação do movimento de ocupação da reitoria da UFF “Maria Clemilda e Manuel Gutiérrez” em reunião com representantes da reitoria, aprovam como pontos debatidos para resolução dos problemas apontados as seguintes medidas:

– Criação de comissão com prazo de 1 mês para levantar o déficit de professores na universidade.

– Compromisso da reitoria de usar de todos os seus meios e esforços para retirada dos processos contra quaisquer estudantes que estejam nas ocupações realizadas. Não criminalização dos estudantes quanto à mobilização estudantil. A reitoria dará como legítima a mobilização e a pauta dos estudantes, de forma escrita e pública.

– Não abertura de novas turmas e matrículas de cursos pagos, não criação de novos cursos, nem mudança do caráter dos atuais; restabelecimento da comissão para implementação do resultado do plebiscito, assim como dar redação final da reforma do estatuto da UFF, até a avaliação pelo conselho universitário.

– A reitoria estará aberta a conversas com a comunidade acadêmica dos Polos do Interior, se comprometendo em realizar uma rodada de audiências públicas nos Polos a fim de debater sobre as questões estruturais e precárias da Universidade, realização desta rodada de reuniões ainda nesse semestre, com a criação de um calendário de reuniões apresentadas pelos alunos de cada Polo.

– Participação de representantes da ocupação na reunião para o não fechamento do serviço de hematologia do HUAP.

– Construção de uma comissão de trabalho para estudar a possibilidade de reabertura da emergência do HUAP para a libre demanda composto pelo DCE, SINTUFF, ADUFF, Diretor do HUAP e DABT.

– Encaminhar a reforma do Teatro do DCE.

– Paralisação das obras da Via Orla. A reitoria se posicionará publicamente contra o desalojamento dos moradores e não cederá um milímetro de seus terrenos para a construção da Via 100. Retirada do ad referendum da construção da Via Orla em um prazo de uma semana desde o início das negociações, até que esta seja debatida com a comunidade acadêmica.

– Aceleração da obra da Moradia estudantil de Niterói, abertura do funcionamento da Moradia do Polo de Rio das Ostras e Criação do projeto de Moradia para os demais campi do interior.

– Pagamento imediato das bolsas atrasadas, aumento dos valores e quantidade das bolsas de forma gradual e reajuste gradual ao salário mínimo. Revisão do pagamento das bolsas.

– Aceleração das obras dos Polos do interior que já estão em andamento e início das obras aprovadas.

– A UFF firma o compromisso de intervir junto aos estudantes com o estado para que a casa dos estudantes de Niterói passe a ser da Universidade.

– Instalação de rede de WiiFi em todos os campi do interior, com prazo de um mês para o início de cronograma de instalação.

-Expor junto ao poder público para a criação de ciclovias dentro dos espaços da UFF.

– Criação de opção vegetariana no bandejão.

– Construção imediata dos muros do Polo de Rio das Ostras para o funcionamento imediato da Moradia e do PSA, sob fiscalização dos estudantes.

– Reunião com o SINTUFF na segunda-feira, dia 12 de setembro, para discutir o interdito proibitório da Moradia e do PSA, sob fiscalização dos estudantes.

– Será realizada uma sequência de audiência pública para discutir o andamento dos encaminhamentos desse documento, sendo a primeira no dia 5 de outubro.

– Dentro de um prazo de 20 dias, a SAEP se reunião com os estudantes para elaborar os projetos de construção dos bandejões do Valonguinho, Volta Redonda e Ampliação da maioria do movimento estudantil.

– Este documento será submetido `a aprovação dos estudantes em assembléia e publica no site da UFF.

 

 

Niterói, 06 de setembro de 2011.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s