Via Orla e Via 100 pra quem? Não passarão!

Reitoria-UFF e Prefeitura de Niterói querem impor vias públicas dentro dos campi!

 

A Reitoria apresentou um projeto que visa ceder parte dos terrenos dos campi da Praia Vermelha e do Gragoatá à Prefeitura de Niterói. Pretende-se construir duas vias (ruas) por dentro e nos limites dos campi. Revoltados com a pressa da Reitoria de aprovar as vias sem debates, estudantes, professores e funcionários impediram a votação no Conselho Universitário, dominado pelo reitor.

As vias Orla e 100 são parte do projeto da Prefeitura de Niterói chamado Caminho Niemeyer. Um projeto elitista, que gasta milhões em obras faraônicas e super-faturadas na orla da Baía, à serviço do turismo e da especulação imobiliária. Enquanto isso, faltam verbas para a educação e saúde públicas. Milhares de famílias vítimas das chuvas de abril de 2010 continuam desabrigadas! Ignora-se, inclusive, o destino das famílias da comunidade da Rua Projetada, ao lado do Gragoatá, por onde passará a Via 100. Que farão com essas famílias?

Além disso, a Reitoria segue sua lógica de elitização do campus universitário, acabando com espaços de convivência, distanciado a UFF do resto da cidade…

Tudo leva a crer, inclusivem que o acordo para vialibizar as vias está vinculando à permissão das obras da expansão da UFF, todas embargadas pela Prefeitura. A Reitoria tenta negar, mas a toda hora deixa transparecer que esse é o principal motivo da pressa.

Não aceitamos que a Reitoria da UFF imponha este projeto! Não concordamos com esta lógica de campus universitário, tampouco de cidade elitizada!

 

Mobilização vai começar!

 

Nós, que assinamos este panfleto, chamamos a comunidade universitária e a população de Niterói a se engajar na luta contra este projeto da Via orla e da Via 100!

 

ADUFF – SINTUFF – DCE – CCOB – Moradores da Rua Projetada – Mandato vereador Renatinho – Mandato deputado Marcelo Freixo – Mandato Chico Alencar – Associação de Moradores da Boa Viagem – Vamos à Luta – ANEL- PSTU de Niterói

Participe também do debate ” Via Orla e Via 100. Para quem? E para quem?, terça-feira, 23/08, às 18h30 no Auditório do Bloco O – Gragoatá.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s