REUNIÃO DO GT DE REPRESENTAÇÃO – 26/11/13

REUNIÃO DO GT DE REPRESENTAÇÃO – 26/11/13

Presentes: Alan Dutra, Pollyana Labre, Juliana Nascimento,Zora Zanuzo, Alice Tallemberg, David, Paula Justen, Lenon Ferreira, CarolineAraujo, Rafael Limeira

Pauta: Discussão da pauta da reunião do Departamento eanálise do relatório do MEC.

1) Informes:

– Hoje, 26/11, Assembleia dos Estudantes do ICHF às 17h;
– Quarta, 27/11: 14h – Reunião do Departamento; 18h30 –Debate sobre o ENADE;
– 03 e 04 de dezembro: Seminário de Avaliação do curso.

2) Avaliação do MEC

Foi consenso entre os presentes que o relatório apresentado foi, de certa forma, “raso”. Foi comentado pontos particulares do relatório, como por exemplo, aquestão da formação do NDE, composição de comissões e a “satisfatória”estrutura da Universidade.
Outro ponto levantado foi sobre a reunião dos ALUNOS com as avaliadoras. Foi ponderado que no encontro foram colocadas visões PARTICULARES e INDIVIDUAIS de cada aluno. Não houve NENHUM tipo de deliberação por parte do CAHis para posicionamento na reunião. Houve espaço, no dia da visita, durante a tarde, para a passagem de informações do NDE à época.

3) Quadro de Horários

Foi colocado, para os alunos, as grandes dificuldades de ser elaborado, para o próximo semestre, o quadro de horários. Discutimos questões que foram ponderadas na Comissão Acadêmica, ressaltando os vários encontros e horas de debates entorno do horário, abordando as problemáticas para a configuração do mesmo: afastamentos, concentrações,dispensas, etc (de professores);
Passamos a informação de que não há horário girafa no básico, profissional e eixo – fruto de um questionário aplicado pelo CAHis, em julho, onde 70% dos alunos não concordavam com tal prática.
Ressaltamos que uma análise mais completa sobre o horário será colocada após a plenária departamental.

4) Vagas para concurso

Foi colocada a discussão, novamente, sobre a vaga em questão. Em reunião anterior havíamos deliberado que a representação daria a sugestão de um concurso para América II e III. Na reunião de hoje, foi colocado que este tipo de concurso é complicado, pois na hora da contagem do quantitativo deprofessores há uma variação de “lado”, de acordo com a necessidade.

Contudo, alguns alunos ponderaram a necessidade de modificação da proposta, visto que a Profa. Sônia Rebel já entrou com pedido de aposentadoria, não ministrando aulas no próximo período. Soma-se a isso o fato de já haver um concurso de História Antiga em validade, o que facilitaria a convocação de um novo professor, caso a proposta passe na plenária. Assim, os presentes decidiram por deliberar a sugestão de vaga para HISTÓRIA ANTIGA.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s